quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Arrumar a casa


"Casa arrumada é assim:
Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa entrada de luz.
Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um cenário de novela.
Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os móveis, afofando as almofadas...
Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo: Aqui tem vida...
Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras e os enfeites brincam de trocar de lugar.
Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.
Sofá sem mancha?
Tapete sem fio puxado?
Mesa sem marca de copo?
Tá na cara que é casa sem festa.
E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.
Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.
Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante,
passaporte e vela de aniversário, tudo junto...
Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda.
A que está sempre pronta pros amigos, filhos...
Netos, pros vizinhos...
E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca ou namora a qualquer hora do dia. Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.

Arrume a sua casa todos os dias...
Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela...
E reconhecer nela o seu lugar."


Autoria por mim desconhecida

Casa na árvore

É sério que eu não me importava em morar numa árvore...

domingo, 28 de agosto de 2011

O sábado (o dia do descanso)


IdiomaNomeSignificado
CatalãoDissabte"Dia do sabá"
ItalianoSabato"Repouso"
FrancêsSamedi"Repouso"
RomenoSâmbătă"Repouso"
AlemãoSamstag"Repouso"
EsperantoSabato"Repouso"
NeerlandêsZaterdag"Dia de Saturno"
InglêsSaturday"Dia de Saturno"
Japonês土曜日, Doyôbi"Dia da Terra"
Chinês星期六, Xīng qī liù"Sexto dia da semana"
SuecoLördag"Dia do banho"
DinamarquêsLørdag"Dia do banho"
LituanoŠeštadienis"Sexto dia"
HebreuשבתShabāt"Repouso"
LatimDies Saturni"Dia de Saturno"


Hoje, na ida à igreja, fomos conversando sobre esse assunto. Isso porque sempre vemos, nos domingos, vários grupos circulando pelas ruas que passamos. Vemos as donas de casa em suas limpezas, estendendo as roupas, batendo os tapetes, vemos o grupo dos ciclistas em suas pedaladas devidamente equipados, os motociclistas e suas motos coloridas, os pescadores ao pé da barragem, os agricultores nas suas lavouras, vários tipos de grupos desportistas (futebol, tênis, bocha, xadrez, dominó...), e os chineses, com suas lojas sempre abertas. Polêmicas à parte, penso que o "domingo" é o novo "sábado", que significa, dia de descanso, e para os religiosos dia de oração e descanso. Para os nossos amigos suecos significa dia do banho, ok, mas vamos nos ater ao descanso.  Não vou comentar sob o aspecto religioso, mas as pessoas em geral perderam o gosto pelo descanso, preferem usar seu tempo de descanso para fazer tudo, menos descansar. Falo do que observo, e não posso generalizar. Mas o descanso perdeu seu valor. Até porque o descanso verdadeiro tem que estar associado à contemplação do belo, à gratidão. Competições, comércio, atividades frenéticas em busca de lazer, hummmm, não me parece que se consiga contemplar o belo. Já percebi, o descanso foi trocado pelo entretenimento (que não deixa de ter seu valor) mas sinceramente, não é descanso de todo, e o lazer obrigatório servido conforme seus $$$, não me parece assim tão divertido. Em todo caso, na perspectiva sueca e dinamarquesa, um bom banho à todos.


Nota: O novo acordo ortográfico me confunde, o corretor ortográfico em português de Portugal me confunde, espero não confundí-los a todos.

sábado, 27 de agosto de 2011

Humor


Aquele momento estranho quando alguém te pede um chiclete, e você responde que já acabou, daí algum tempo depois a mesma pessoa olha pra você e você está mastigando…

Gosto de humor pateta. Vi esse post aqui.



sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Passeio - Castelo Almourol

Obs: Como são muitas fotos, clique em "ler mais" (logo abaixo dessas fotos) para ver toda a mensagem.
O castelo visto do mirante do lado do Arripiado.



Por esse ângulo não se vê que o castelo fica numa pequena ilha.


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Meus tempos de criança

Cris, eu e Arnaldo, meus irmãos. Era bom estar no mesmo barco (literalmente).

Lugar mágico. Na maré baixa tínhamos duas praias e passávamos à pé de uma ilha à outra , na maré alta o mar tomava conta e fazia uma forte correnteza.


Meus tempos de criança foram incríveis. Brinquei de tudo o que se podia brincar, podia correr e me sujar, subir em  árvores e dar saltos acrobáticos para o mar. Andar de carrinho de compras sobre a ponte, correr com os cachorros sempre de pés descalços, pescar olhando as estrelas com a  linha amarrada no dedão. Comia bife, lasanha, camarão, feijão, maionese, mousse e pudim, tudo na mesma refeição, sabia lá eu o que eram calorias. Chupava manga até não ter um só dente sem fiapos, colocava sal na laranja azeda e um pouco de morango no chantilly. Fazia amigos com a mesma velocidade com que decorava seus nomes, em qualquer lugar, até na sala de espera do dentista. Pulava corda, elástico, jogava vôlei, queimada, taco, bolinha de gude, tudo na categoria café com leite, claro, e na rua! Nadava com os peixes e tinha fôlego para atravessar 50 metros de piscina por baixo d'água. Ralei incontáveis vezes os joelhos, cotovelos, a testa e o traseiro na tentativa de ser uma exímia patinadora. Cortei os pés e as mãos nas ostras das rochas e fui mordida algumas vezes pelos caranguejos. Fugia do vizinho com fama de mau (furador de bola) assim como tinha uma irresistível atração por "roubar" as carambolas de seu quintal. Morria de medo das histórias de assombração dos pescadores e mesmo assim não arredava o pé da fogueira. Nas idas ao jornaleiro podia escolher as revistas que queria e eu gostava muito dos almanaques, vinham mais histórias, nessas ocasiões havia também chocolates em forma de moeda e sorvete. De noite tinha crise de risos no quarto que era partilhado com meus irmãos e gostava muito de me auto-convidar para ir dormir na cama da minha irmã. 
Minha infância foi passada na ilha da Piedade/Gipóia e na rua 11 de Junho, na Carioca, em Angra dos Reis. Tinha direito também a passar férias na roça, em Formiga, MG, lugar onde nasci.


Reuniões escolares

Recebi uma correspondência do agrupamento escolar notificando a primeira das 67573902 reuniões que vou participar nesse ano escolar de 2011/2012, dia 8 de setembro começa a primeira. Enquanto isso aqui em casa os que estão de férias não vêem a hora de voltarem às aulas, fazem a mesma pergunta todas as manhãs: é hoje que começam as aulas? Sim, há um tempo em que os filhos gostam e desejam estar na escola. Depois passa.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Artesanato

Às vezes sinto vontade de fazer trabalhos manuais. Essas são algumas peças que fiz.

Marcador de livros em feltro. Por dentro coloquei um molde cortado da caixinha de leite para ficar firme.

Essa bolsinha em feltro vi na net e tentei imitar, tudo de forma bem amadora, sem técnica nenhuma. Para fechar cortei uma tira de tecido de uma blusa velha e para fazer o miolinho da flor coloquei um botão de madrepérola que encontrei na rua.
Apara copos totalmente feito com material que seria lixo (tirando a linha, claro). Usei jeans, malha, tecido de lã de um pulôver velho (no fundo) e por dentro usei círculos de EVA que vinha em uma capa de chuva infantil que estava rasgada.

Puzzle

A Dora já pegou o vício dos quebra-cabeças, resolveu montar todos os que temos em casa, e não estão todos na foto!

À procura de ideias


Ando à procura de ideias para o meu blog. Quando vou dormir minha mente começa a trabalhar, daí penso que seria um bom texto para por no blog, mas quando amanhece o pensamento já se foi. Então fico pensando se realmente pensei em algo ou se simplesmente pensei que pensei, mas na realidade não pensei em nada, apenas dormi que nem uma pedra, embora sinceramente tenha grandes dúvidas se as pedras nunca dormem porque são pedras ou se as pedras estão sempre a dormir como pedras.
Nesta busca por ideias recorri aos blogs que costumo visitar. Geralmente são blogs temáticos. Há os de culinária, eu até gosto de culinária, mas não é um gosto assim tão apurado ao ponto de ter assunto para um blog. Há também os de dicas domésticas, os de fotografias, os de viagem, os de criação de filhos, os evangélicos, os teológicos/filosóficos, os de beleza, os de filmes, os de livros... cheguei à conclusão de que indo por aí jamais começaria um blog, não tenho um tema específico! Sou uma pessoa comum sem um gosto específico. Será que isso me define?

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Olá, como está?


Um pequeno passeio à pé pela vizinhança pode render bons momentos. Nesse dia em particular encontramos esse cachorrinho muito simpático que gostou muito dos afagos do João. Deu vontade de o trazer para casa. Isso seria considerado um cãoquestro?

domingo, 21 de agosto de 2011

Uma boa dica


"Primeiramente encontre algo que você goste tanto de fazer que não se importaria de fazê-lo sem receber nada por isto; aprenda então a fazê-lo tão bem que as pessoas se sintam felizes em lhe pagar para que o faça."


Walt Disney




LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...