O Pau de Giz, de Iris van der Heide e Marije Tolman, da editora Gatafunho, foi uma agradável surpresa. Meus filhos aprenderam as lições sem precisar explicar nada, porque a história faz parte do universo infantil, entenderam melhor que eu as ilustrações e seus significados, foi muito interessante e surpreendente! Para quem se interessar, no Brasil o livro chama-se O Giz Vermelho.
"O Pau de Giz acompanha as várias tentativas de Sara para se divertir. Saltando de brinquedo em brinquedo, de troca em troca, a protagonista não consegue tirar qualquer prazer das actividades que entretêm e divertem os seus amigos, desejando sempre uma coisa diferente daquela que tem. Trata-se, afinal, de descobrir a importância da amizade e do divertimento em grupo, ao mesmo tempo que se valoriza não o objecto, mas a forma como a criança o interpreta, interage com ele e inventa brincadeiras e divertimentos engraçados e estimulantes. Metáfora sobre a importância que o jogo e a brincadeira têm na vida da criança, o texto também permite inferir que é preciso aprender a brincar. As ilustrações, de dupla página, valorizam a interacção entre as personagens infantis, ao mesmo tempo que recriam os espaços, físicos e oníricos, onde a acção se desenrola. Particularmente expressivas, as imagens acompanham o percurso circular de Sara, até à descoberta da amizade e do prazer das brincadeiras partilhadas". http://www.casadaleitura.org/portalbeta/bo/portal.pl?pag=sol_li_fichaLivro&id=508
E ontem encontrei essa receita de giz caseiro no blog Kids Indoors da super criativa Gisele.
Renata, realmente deve ser muito bacana esse livro. Dica anotada! E as ilustrações... A-D-O-R-E-I!
ResponderEliminarBeijos
Renata, eu vou acabar virando criança, rs...rs.
ResponderEliminarAcho muito lindos esses livros que você tem apresentado. Eu acho que precisamos reavaliar as brincadeiras das crianças para que consigamos eliminar essa insegurança e violência dos atuais adolescentes.
Gostei muito da sua postagem e vou "correndo" ver a receita do "Giz Caseiro", hehehe!
Renata, por coincidência, acabei de ler uma postagem que tem muito a ver com a sua. Vou deixar o link aqui e se você puder dê uma olhada. Pelo seu estilo de pessoa, vai gostar muito desse blog.
O link (endereço do artigo) é:
http://www.papodemae.com.br/2011/08/artigo-de-especialista-razoes-para.html
Bom proveito.
Um abraço.
Manoel.