Em dezembro a minha casa é preparada para a chegada do frio, do natal e das férias das crianças na segunda quinzena do mês.
Em minha casa não somos festeiros, o natal é algo comemorado na igreja (como podem ver nesse post mostrando o culto de natal da igreja Baptista que frequentamos) e em família no almoço do dia 25/12.
Participação das crianças na igreja
Em dezembro o frio já se sente, mas onde vivemos o inverno não é tão rigoroso, temos dias com 5º e muitos com 15º. Não temos neve (salvo em raríssimos fenômenos), mas temos chuva! Em casa acendemos a lareira, colocamos mantas nos sofás, alguns tapetes à mais, montamos nossa árvore de natal, alguns cartões em cima da lareira, desenhos espalhados pela casa, flocos de neve em papel e o aconchego do natal está instalado em cada ambiente da casa.
No dia 24/12 temos a consoada, onde seguimos a tradição da região que é comer bacalhau "com todos" ou o bacalhau da consoada. É feito de forma bem simples, tudo cozido, batata, bacalhau, couve e ovos regado com azeite e vinagre.
Bacalhau da consoada (foto via 1001 receitas)
A seguir ao jantar alguns doces como o bolo rei, rabanadas, arroz doce, broas... e após as delícias vem a abertura dos presentes, momento tão esperado pelas crianças.
Em minha casa damos um presente especial e talvez algum presente secundário, isso porque no dia 25 provavelmente receberão dos tios e avós mais algum presente.
No dia 25 nos reunimos na casa da família do meu marido para um almoço especial onde o prato principal geralmente é algum tipo de carne assada já que o prato de peixe foi na noite anterior. Os doces também fazem parte da tradição.
Dezembro em minha casa também é um mês para fazer vários telefonemas para familiares e amigos do Brasil. Mês onde as saudades aumentam mais e quando me situo no calendário (sim porque na minha cabeça o inverno é no meio do ano e não no fim e o natal seria uma data calorenta, ocasião em que desejamos estar na praia).
Esse post faz parte de uma blogagem coletiva de Mães Internacionais. Acesse o site do MI e conheça o dezembro na casa de mães brasileiras em outros países!
Nossa, Renata, esse post me deu fome!!! A familia do meu pai é portuguesa e eu cresci comendo bacalhau nos encontros familiares. Adoro! Aqui em Israel é muito, muito raro achar o bacalhau salgado...
ResponderEliminarFora a rabanada, o arroz doce e as broas q vc mencionou. Ai q delicia!!!
Adorei conhecer teu blog!
Feliz Natal pra vcs!
Beijos
Luciana
Renata! Frio em Dezembro supercombina com os filmes e desenhos natalinos. Quer trocar? rs... a chuva ajudou um pouco, mas ai vem aquele calor fortíssimo que marca a iminente possibilidade de novas chuvas.
ResponderEliminarArroz Doce! Canjica... ô delícia...
Costume de presente nunca tive, mas é legal a alegria das crianças né?
E o meu recebi adiantado. rs
Bacalhau e eu não somos amigos, mas ele tem sua importância em muitos lares. Mas o salmão! Senhor! Amei...
Bjs
Geiza
Que Jesus nos fortaleça e nos conduza aos nossos sonhos a realizar-se na vontade dEle. Feliz Natal!