sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Dê-lhes alguma magia (cap. 2)

A infância deve ter magia. Quando as crianças usam a imaginação os objetos até ganham vida, e animais, como gatos, podem voar, e elas mesmas podem ser super-heróis, rainhas ou piratas. Geralmente os adultos chegam e estragam a fantasia dizendo que é impossível um gato voar por conta própria, que super-heróis não existem... e argumentam com suas lógicas tentando convencer a criança de que ela não tem razão. Uma das poucas magias que os adultos conservam é a do Papai Noel, por exemplo. Mas por que não deixar a criança acreditar que realmente a lua a persegue e olha para ela? Que os dragões existem e podem ser combatidos com espadas de jornal? Não quer dizer que se deva criar as fantasias para elas, mas as que elas tiverem, não há razão para não deixá-los imaginar. Isso porque enquanto o nosso mundo vai assentando, o mesmo acontece com a nossa imaginação. Fica tudo compartimentado. Sendo assim, para quê inflingi-lo aos seus filhos mais cedo que o necessário?

Dê-lhes espaço: O primeiro e mais fundamental requisito para uma criança desfrutar da magia é uma tela em branco. Elas conseguem fazer magia sozinhas, só precisam que nós saiamos do caminho. Para elas o chão do quarto é mesmo um mar bravio, o quintal é uma selva real e o avião de papel pode os levar para países distantes. Uma criança pode ficar sujo de lama dos pés à cabeça sem se preocupar se a roupa ficará manchada ou qual produto vai usar para lavá-la, a não ser que apareça um adulto e estrague o momento referindo o assunto. Para fazer magia eles precisam de tempos livres. As atividades extras precisam ser bem doseadas para não terem o devastador efeito de anular a imaginação e criatividade da infância. Mais do que dois dias de atividades extracurriculares já começa a ser muito. E se forem fazer alguma, que seja algo de que gostem. Levá-los em lugares onde a diversão está pronta como parque de diversões, circo, workshop de pinturas, playcenters, boliche é agradável e prazeroso e pode alimentar a imaginação deles, mas não se esqueçam que a verdadeira magia está nas praias largas e amplas, no alto das colinas, nos bosques e vales, ali seu filho será livre para criar sozinho sua magia. Mesmo em casa pode-se tentar criar espaços mais vazios para eles brincarem com criatividade. Uma varanda ou quintal com caixas vazias renderá horas de entretenimento. Talvez algumas crianças que não estejam acostumadas precisem de alguma ideia para começarem a brincar sem "ajuda", aí os pais podem incentivá-los. 

Os computadores e a televisão matam a magia: As crianças que passam muito tempo em frente às telas  e nos jogos eletrônicos acabam por se esquecer de como brincar. O tempo que eles passam nessa atividade deve ser racionado. Se esse controle for feito na infância será mais tranquilo ter limites na adolescência, os alicerces já estarão lançados.

Momentos mágicos: Se você lhes der o espaço e a liberdade de que precisam para o fazer, seus filhos injetarão sozinhos uma grande dose de magia nas suas vidas. Mas você pode e deve contribuir. Lembra-se dos seus Natais quando era criança? Se teve a sorte de ter pais que fizessem um esforço nesse sentido, o seu Natal terá sido aquela ocasião mágica, como nos filmes e livros. É o que seu filho precisa, são esse momentos seguros e ternos que darão origem a uma criança autoconfiante e segura para lidar com o mundo quando chegar a hora. Várias coisas podem ser feitas, não só no Natal. Acampamentos no verão (mesmo que no quintal), fazer uma cama enorme no chão onde toda a família dormirá juntos, caminhadas no inverno com um garrafa de chocolate quente na mochila, tradições semanais, mensais, ou anuais, algo bom para recordar mais tarde. 

Ambientes mágicos: Você pode criar no quarto de seu filho com a ajuda dele um ambiente que ele goste de estar e brincar. Com poucos objetos e muita criatividade pode-se fazer uma selva, um corsário, um castelo, uma fazenda, uma carruagem de princesa, enfim, as fronteiras entre a magia e a realidade são muito tênues para as crianças e nós não podemos privá-los disso. Eles gostam também de criar esconderijos usando cobertores, toalhas, almofadas e objetos simples. Se quiser ajudar o esconderijo pode ser algo mais permanente. Uma cabana improvisada no quintal, ou um dossel sobre a cama feito de rede mosquiteira, são várias as possibilidades. Há poucas coisas mais encantadoras do que ser capaz de dar aos seus filhos alegria, magia, amor e segurança, tudo ao mesmo tempo. 

Saia da frente: Depois de ter o trabalho de os ajudarem no preparativos da brincadeira, deixe-os à vontade, sem interferir. Não os faça pensar como um adulto pensaria, eles não precisam se preocupar com a tinta azul debaixo das unhas. Para que eles possam ter essa liberdade, vista-os com roupas adequadas para brincar, e deixe-os usar os objetos que podem ficar sujos ou mesmo quebrar sem grandes prejuízos. 

Mais magia: As coisas que acrescentam magia às vidas dos seus filhos são aquelas que lhe dão espaço e liberdade para exercitar as suas imaginações. Quando as pessoas dizem que a infância já não dura tanto quanto durava significa que a magia já não dura tanto quanto durava. Aqui estão algumas coisas que podem ajudar a conservar a magia da infância: 

  • histórias antes de dormir
  • histórias inventadas
  • caixas de papelão vazias, paus, cordas e vários materiais adaptáveis
  • espaços abertos
  • água - lagos, rios, praia, ou mesmo uma simples mangueira
  • locais antigos - palácios, castelos, ruínas
  • mitos e lendas
  • surpresas
  • teatro
  • filmes fantásticos
  • máscaras, fantasias, fantoches
  • férias e viagens de um dia
  • piqueniques
  • explorações e pequenas aventuras
Muita coisa que esteve presente na nossa infância e na infância de nossos pais. Isto só demonstra que apesar do que o mundo moderno tem para oferecer, isso não torna a infância mais mágica do que alguma vez foi porque são os pais que dão aos seus filhos a magia que eles precisam, e isso nunca muda. 


Resumo já postado:
Introdução.
Cap. 1.


6 comentários:

  1. Renata. Hoje vim para avisar que o Crescendo Juntas foi privatizado. Eu gostaria muito que você aceitasse o convite para continuar por lá. Para isso eu preciso de seu e-mail que você poderá enviar para: crescendojuntas@gmail.com. Muito obrigada. Renata.

    ResponderEliminar
  2. Eu já te disse que anotei o nome do livro e a cada postagem sua vejo que preciso urgente comprá-lo.
    Sabe uma coisa que as vezes eu fiz aqui em casa? "Acampamos" na sala, enchemos o coxão de ar e fingimos que estamos num camping selvagem,rsrs, as crianças adoram.
    Bjs♥

    ResponderEliminar
  3. Já é a 2ª vez que tento te seguir, faço tudo certo, parece que deu certo, mas qdo volto aqui não vejo minha foto no quadro de seguidores. Tô de seguindo de novo, vc dá uma olhada, se não deu certo, me avise, por favor.
    Bjs♥

    ResponderEliminar
  4. Renata, a gente vai lendo e lembrando da própria infância e a coisa se agrava quando percebemos que estamos a oferecer "brincadeiras prontas e programadas" para as crianças. Achamos lindo o menino de 3 anos "dominando" o computador.
    Nossa! Que tristeza, não é?
    Está sendo ótimo ler esses textos muito bem orientados. É importante perceber que a aplicação disso é imediata.
    Adorei a postagem, Renata.
    Um grande abraço.
    Manoel.

    ResponderEliminar
  5. Adorei Renata querida, principalmente quando se refere que apesar da modernidade , a magia se faz presente sempre, independente da época.E é assim que crio as minhas filhas, com simplicidade material mas riqueza em valores.Super bjs e ótima semana pra ti!!

    ResponderEliminar
  6. OLÁ,RENATINHA!SOU EU DE NOVO!ESTOU AQUI CATANDO MILHO E VENDO VÁRIAS FOTOS DAS CRIANÇAS E DE VOCÊ E DO PASTOR DANIEL.VOCÊ É E SEMPRE SERÁ UMA PESSSOA ADMIRÁVEL NAQUILO QUE FAZ E ESCREVE.QUE UMA DICA?ESCREVA UM LIVRO SOBRE FAMÍLIA QUE EU VOU SER A PRIMEIRA COMPRADORA!NO COMENTÁRIO ANTERIOR ESCREVI QUE TINHA ENCONTRADO ALGUNS SEGUNDOS PARA MATAR AS SAUDADES,HOJE ENCONTREI ALGUNS MINUTOS QUE O JÔNATAS ESTÁ FAZENDO QUESTÃO DE ACABAR.BEIJOS E ABRAÇOS E MUITAS SAUDADES!!!

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...