quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

A imagem da blogosfera materna brasileira


Hoje é dia de blogstorming materno, promovido pelo Clube das Mães e Pais Blogueiros do qual faço parte. No blog no clube foi postado o seguinte texto: As mães blogueiras brasileiras não são de nada. À partir desse texto vamos falar sobre o assunto. Para ler as outras participações nesse blogstorming clique na imagem ao lado.
  • Existe uma blogosfera materna no Brasil?
    Existe no sentido de que vários blogs maternos existem e interagem de alguma forma. Mas a interação é limitada a alguns relacionamentos pessoais e identificação com o tema, não existe uma organização direcionada, há poucos sites e serviços da Internet voltados a fornecer ferramentas para o acompanhamento da mesma.
  • Por que não é comentada?
    Apesar de sermos muitas blogueiras, não temos a força da união, raras vezes vemos alguma notícia sobre a blogosfera materna, e olha que estamos envolvidas nisso! Imagine então as pessoas que não fazem parte desse "universo"?! 
  • Por que não temos dados sobre ela?
    Não existem pesquisas de referência para sabermos quantos somos, o que escrevemos, o que fazemos, o que preferimos, o que defendemos... deve existir estudo sobre isso mas com certeza em baixa escala, que não expressa a realidade de um país tão grande e cada vez mais incluído digitalmente, até porque quando falamos em blogosfera brasileira incluímos os blogs brasileiros sediamos em outras partes do mundo, como é o caso desse, visto que a internet não tem fronteiras. 
  • O que podemos fazer para que retiremos dados mais concretos sobre isso?
    Uma primeira providência seria nos unirmos, saber quem e quantos somos, por meio de censos (sobre blogs maternos só conheço esse), reivindicações, listas, só assim a blogosfera terá algum impacto fora de si mesma. Os sites agregadores de links (conheço esse que é específico), diretórios, bibliotecas virtuais, também podem ajudar, especialmente porque esses sites servem como um filtro de qualidade, selecionando realmente os posts pertinentes, o que dá uma melhor imagem da blogosfera perante outros públicos. 
  • Quais as medidas que poderiam ser tomadas para a blogosfera materna ser levada a sério no Brasil?
    A blogosfera materna brasileira está evoluindo muito rápido e precisa de ferramentas para se tornar uma referência e influência. O que antes via-se apenas em livros e revistas especializadas agora está ao alcance de todos por meio dos blogs, a informação, a experiência, a opinião das mães (e alguns pais) blogueiros precisam ser levadas em consideração uma vez que reflete em amostra a realidade das mães e pais de todo o país. Quando tivermos mais força seremos levados mais à sério, não só pelos governantes mas também pelas empresas que oferecem os produtos e serviços que consumimos e que investem pouco ou nada nesse nicho. 
  • O que cada uma de nós podemos fazer para ganhar respeito?
    Antes de mais nada temos que nos respeitar mutuamente, sermos éticas, valorizarmos o conteúdo, perceber que concorrência não se aplica à blogosfera visto que a enfraquece,sermos parceiras umas das outras já que a mesma fortalece o grupo, denunciarmos fraudes, desrespeito, fakes, plágio, e prestigiarmos outros blogs com nossos comentários, citações com links e divulgando os bons trabalhos. 

11 comentários:

  1. Olá Re querida, me identifiquei muito com o seu ponto de vista!!Façamos valer essa consciência de União!!Super bjs,

    ResponderEliminar
  2. Oi Re!
    é isso aí, belo ponto de vista!
    Beijos!

    ResponderEliminar
  3. Renata...concordo muuuito com você e batemos na mesma tecla...união e respeito.

    abraço

    ResponderEliminar
  4. Renata realmente falta união entre as mamães blogueiras.
    Poucas se esforçam, concordo com você.
    bjks
    Andréia

    ResponderEliminar
  5. "Valorizarmos o conteúdo, perceber que concorrência não se aplica à blogosfera visto que a enfraquece, sermos parceiras umas das outras já que a mesma fortalece o grupo."

    Concordo plenamente. Participo há um ano da "blogosfera materna" e vejo que se você não adere a alguma panela fica jogada as traças, ninguém lê seus posts, ninguém comenta no seu blog. Mas mesmo sem panela, continuo firme e forte e quero uma blogosfera materna mais unida, profissional e acima de tudo amiga! :-)

    ResponderEliminar
  6. Renata, achei esse assunto super interessante, mas volto mais tarde para ler com mais calma e ver os outros blogs que participam deste assunto.
    Na verdade vim aqui pra dizer que vc ganhou um sorteio no meu blog.
    Quero saber se vc tem algum endereço de entrega no Brasil?
    Entre em contato: nelirodrigues2009@hotmail.com
    Bjs♥

    ResponderEliminar
  7. Renata, muito legal essa "discussão". Sempre que se discute um assunto surgem novas idéias e são fortalecidas as já existentes.
    Parabéns ao Clube e a você pela postagem.
    Grande abraço.
    Manoel.

    ResponderEliminar
  8. Agora cliquei no "seguir", lá de cima, será que deu certo?
    Me avisa, ok?
    Bjs♥

    ResponderEliminar
  9. Oi Renata... tudo bem? Adorei sua visita no blog... volte sempre que quiser! Eu acho que, apesar de não ser muito divulgada, a blogosfera materna vem crescendo bastante... e sorte a nossa poder ter tantas pessoas para trocar experiências. bjos
    Ich, Hausfrau
    www.ich-hausfrau.com.br

    ResponderEliminar
  10. Renata, vc se expressou muito bem!
    Adoro te "ler".
    Beijos!

    ResponderEliminar
  11. Olááá... Além do seu ponto de vista ser muito pertinente, concordo plenamente que temos que ser unidas, e que tem que existir uma maneira de a gente se relacionar mais facilmente também.
    Mais sabe o que eu acho, que devemos sim deixar recados, curtir, compartilhar os posts uma das outras, porque veja bem, eu passo madrugadas lendo blogs, eu comento, as vezes compartilho no face, deixo meu link, mais mesmo assim minha média de acessos continuam de 2 por dia RSrSR, e amigos e parentes que entram num deixam comentário. Resultado: Uma mãe que escreve pra sí e seus botões rsrs e altamente desmotivada, já desfiz um blog, resolví recomeçar agora! Um pouco mais confiante!
    www.mamaeapaixonada.blogspot.com

    Grande beijo
    E Deus abençoe as mamãe blogueiras!!
    XD

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...