domingo, 28 de agosto de 2011

O sábado (o dia do descanso)


IdiomaNomeSignificado
CatalãoDissabte"Dia do sabá"
ItalianoSabato"Repouso"
FrancêsSamedi"Repouso"
RomenoSâmbătă"Repouso"
AlemãoSamstag"Repouso"
EsperantoSabato"Repouso"
NeerlandêsZaterdag"Dia de Saturno"
InglêsSaturday"Dia de Saturno"
Japonês土曜日, Doyôbi"Dia da Terra"
Chinês星期六, Xīng qī liù"Sexto dia da semana"
SuecoLördag"Dia do banho"
DinamarquêsLørdag"Dia do banho"
LituanoŠeštadienis"Sexto dia"
HebreuשבתShabāt"Repouso"
LatimDies Saturni"Dia de Saturno"


Hoje, na ida à igreja, fomos conversando sobre esse assunto. Isso porque sempre vemos, nos domingos, vários grupos circulando pelas ruas que passamos. Vemos as donas de casa em suas limpezas, estendendo as roupas, batendo os tapetes, vemos o grupo dos ciclistas em suas pedaladas devidamente equipados, os motociclistas e suas motos coloridas, os pescadores ao pé da barragem, os agricultores nas suas lavouras, vários tipos de grupos desportistas (futebol, tênis, bocha, xadrez, dominó...), e os chineses, com suas lojas sempre abertas. Polêmicas à parte, penso que o "domingo" é o novo "sábado", que significa, dia de descanso, e para os religiosos dia de oração e descanso. Para os nossos amigos suecos significa dia do banho, ok, mas vamos nos ater ao descanso.  Não vou comentar sob o aspecto religioso, mas as pessoas em geral perderam o gosto pelo descanso, preferem usar seu tempo de descanso para fazer tudo, menos descansar. Falo do que observo, e não posso generalizar. Mas o descanso perdeu seu valor. Até porque o descanso verdadeiro tem que estar associado à contemplação do belo, à gratidão. Competições, comércio, atividades frenéticas em busca de lazer, hummmm, não me parece que se consiga contemplar o belo. Já percebi, o descanso foi trocado pelo entretenimento (que não deixa de ter seu valor) mas sinceramente, não é descanso de todo, e o lazer obrigatório servido conforme seus $$$, não me parece assim tão divertido. Em todo caso, na perspectiva sueca e dinamarquesa, um bom banho à todos.


Nota: O novo acordo ortográfico me confunde, o corretor ortográfico em português de Portugal me confunde, espero não confundí-los a todos.

1 comentário:

  1. O tempo de descanso aqui troquei pela PAUSA DIÁRIA. É um instante, mas nem isto muitas pessoas tem. Às vezes bem mais que um instante.
    Após o Paiq quero mesmo viver o MOSTEIRO DA PALAVRA. Vou ver se posso me comprometer.
    Só quem faz a pausa sabe que é bom e ai se envolve em bem mais.
    Tem pessoas que trabalham no dia de descanso. Trabalham o tempo todo. Penso sempre em como elas podem lembrar de Deus na correria. Pode ser através de nossa prosa.
    Deus realmente há de julgar nossas ações e pensamentos... que nosso coração dê pausas pra sentir a saudade de estar em Deus.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...