domingo, 25 de setembro de 2011

Meditação de domingo: Contentamento

Esse cordeirinho não tem uma carinha de contente?


O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. (Almeida Corrigida e Revisada Fiel) ou então: 
O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta. (Nova Versão Internacional). Salmo 23:1


Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação. 
Habacuque 3:17-18



Faz todo sentido associar esses dois textos do Antigo Testamento. O contentamento saiu de moda faz tempo, a satisfação correu para longe muito antes do cantor de lábios grossos declarar a plenos pulmões "I can't get no satisfaction" independente da conotação que isso possa ter. Estar contente não se refere à alegria, mas à satisfação. Contentamento é uma satisfação que independe das circunstâncias, vem de dentro. Se tenho o Senhor, do que terei falta? A palavra contente sugere a ideia de conteúdo, se estou cheio, tenho conteúdo, o que me falta? Daí viemos nós com nossos discursos de há séculos: Falta-me... (daí passo a citar uma série de bens materiais ou temporais) um emprego melhor remunerado, um filho, um carro novo, uma cirurgia estética, aquela roupa chique, aquele equipamento, ganhar na loteria, um novo relacionamento...  para no final perceber que nada daquilo preencheu ou atendeu minhas expectativas. Tornamos-nos como as filhas da Sanguessuga, Dá e Dá, em Provérbios 30:15, que nunca se fartam.
O que quero falar não passa pela pobreza (que é dura, mas não é o pior), pela prosperidade ou riqueza (que pode ser boa, mas não é o melhor), passa pelo contentamento citado por Paulo (Filipenses 4:11) que precisa ser aprendido, em toda e qualquer situação, de saber ser honrado ou humilhado, de seguir o pastor (Senhor) confiante em sua condução e de se alegrar mesmo que, ainda que, apesar de. 

UM BOM DOMINGO!

2 comentários:

  1. Oi Renata, linda mensagem!
    Obrigada pelo carinho e pela dica lá no giuliana handmade!
    Beijinhosss e uma ótima semana para vc e sua família!!!!
    Carine

    ResponderEliminar
  2. Oi flor que linda a mensagem que passou!!!
    Bjus e ótimo domingo pra vc tb!!!
    http://amaecoruja.blogspot.com/

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...