terça-feira, 27 de setembro de 2011

A mulher na publicidade - Blogagem Coletiva

A publicidade com o objetivo de vendas, lucros, já mudou muito, e há aquelas que procuram "normalizar" a mulher, retratando-a em diferentes aspectos de sua vida. Mas realmente esses anúncios não conseguem o mesmo impacto que os estereótipos, por isso são minoria. Sabendo a influência que a publicidade tem (mesmo que não o admita pessoalmente), me pergunto: qual tem sido a contribuição para uma imagem feminina mais positiva? Em um dado momento vejo que a mulher acabou por se tornar cúmplice da publicidade, visto que os resultados são traduzidos em vendas. Portanto, por qual razão os publicitários fariam de outra forma? Aceitamos que a mulher seja objeto, erotizada, humilhada, discriminada, sub-valorizada, onde muitas vezes é vista como passiva e submissa (como a dona de casa vintage), e outras vezes masculinizada como se agir como os homens fosse seu projeto de vida profissional. Ainda dentro do tema, tenho observado que as meninas (crianças) nas propagandas, são cada vez mais mini adultas, tanto em estilo de roupas, maquiagem, cabelo e comportamento. Um exemplo sutil: 


E pouco a pouco vamos aceitando isso tudo, como?? Simplesmente compramos os produtos dos anúncios, que nunca são feitos por acaso, mas com a deliberada intenção de formar nossa opinião, e cada vez mais cedo.


Tema proposto por: Silvia Azevedo 







3 comentários:

  1. Renata, muito boa sua abordagem do tema, principalmente por lembrar que essa imagem da mulher na publicidade se reflete também às meninas, tão novas e tão "adultizadas".

    ResponderEliminar
  2. E para quem quiser participar da blogagem, segue meu blog: umapitadadecadacoisa.blogspot.com/2011/09/publicidade-para-mulheres-sera-blogagem.html

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pela visita e pelo comentário! Também tinha lido teu post, antes mesmo de escrever o meu, mas não havia comentado, porque tinha receio de perder o prazo para escrever...

    Gostei muito do que encontrei aqui!

    Beijo,
    Ingrid

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...