quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Blogstorming materno: publicidade nos blogs

E hoje é o dia do primeiro Blogstorming materno do Clube das mães e pais blogueiros do qual faço parte. 
Todos já percebemos que o que antes era um passatempo ou uma forma de compartilhar algo com amigos e familiares tomou grandes proporções e chamou a atenção das empresas e agências de publicidade. No caso dos blogs maternos, o que antes era feito de forma espontânea e gratuita, como a recomendação de produtos ou lojas, agora a dona (ou dono) do blog pode ganhar algum dinheiro com isso. A publicidade nos blogs é uma realidade que não podemos ignorar. O problema, na minha opinião, é que ainda não há padrões a se seguir, ninguém sabe quanto vale uma publicidade em seu blog simplesmente porque também não há divulgação de preços. Está mudando, claro, mas ainda há muitas dúvidas, e no geral as mães (e pais) estão recebendo menos do que deveriam, isso levando em conta o alcance dessa publicidade que vai direto ao público alvo, contando ainda com a credibilidade da pessoa que está por trás do blog. 

Publicidade no blog, o que é isso?
A publicidade pode aparecer em várias formas e tamanhos no blog. Pode ser um banner no cabeçalho, lateral ou rodapé, pode vir em forma de postagem e testemunho de consumidor, pode estar presente em algum sorteio, pode ser um link, temporária ou fixa, enfim. A pessoa pode ser procurada por uma agência ou empresa ou ela mesma pode tomar a iniciativa oferecendo os espaços em seu blog.

Pode-se viver disso?
Bom, deixo aqui um grande DEPENDE. Soubemos de pessoas que fazem disso uma renda extra, outras se profissionalizaram e transformaram seus blogs em site, há algumas pessoas que conjugam a publicidade com loja própria on line onde pode ser vendido produtos, consultorias ou serviços. 

Quanto ganham? 
Esse é o porém da questão, não há, como escrevi lá acima, uma tabela, um padrão, uma referência, então se a pessoa for boa em negociação pode ser bem sucedida, mas tem outras que aceitam presentes ou amostras do produto.

E a ética?
Bom, se a pessoa tem ética vai continuar a ter. Não faz sentido uma pessoa que levanta a bandeira vegetariana publicitar em seu blog uma marca de salsichas, por exemplo. Essa pessoa até cairia em descrédito. Mães que defendem a causa do aleitamento materno publicitarem leite em pó, como outro exemplo. As mães blogueiras tem muita influência na opinião de outras mães, sem dúvida, mas ninguém quer se sentir enganado não é mesmo? 

Por isso pensamos que vale a pena a blogosfera materna se unir, se apoiar e discutirem os assuntos, dividirem informações que podem ser importantes não só para quem se profissionaliza mas para quem está de alguma  forma exposto nesse mundo virtual. 
Há muitas pessoas talentosas a seu modo que fazem um bom trabalho em seus blogs. Há pessoas experientes, profissionais, gente com talentos que podem, e a meu ver até devem, receber pelo que fazem. 

Tem mais gente participando desse blogstorming materno, clique na imagem para ir lá ver:




5 comentários:

  1. Jà estou seguindo ehehehehe
    Depois volto com mais calma.
    Bjks

    ResponderEliminar
  2. Muito bom Renata! Ficou bem explicativo e claro. Que bom que você participou!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Um dos meus blogs recebe em torno de 100 visitas/dia... o de prosa. Fui convidada a deixar o mesmo rentável. Mas vejo que o que é a "chama" das visitas é o Padre Fábio de Melo, crédito meu... algum... rsrs...
    Então, não vou ganhar "em cima" dele...
    Apenas espalhar sementes... e que Ele há de colher frutos...
    E que as suas sementes-filhos lhe dê mais alegrias que sofrimentos... mãe é padecer no paraíso?! Parece que sim, mas por boas razões, o fardo se torna justificável.
    Inté Amiga...

    ResponderEliminar
  4. Olá sou do CLUBE DAS MÃES E PAIS BLOGUEIROS vim conhecer seu cantinho e já estou lhe seguindo! Depois volto com mais calma pra "conhecer" melhor!hehehe

    beijos meu e da Júlia
    www.minhadocejulia.com

    ResponderEliminar
  5. Sonora, você é a minha top comentarista, gosto de sua participação aqui no meu cantinho. Acho que fez bem em não rentabilizar aquele blog, mas devia pensar em algum de RA que é uma coisa que você entende.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...