Sofia com cerca de 18 meses |
Para a criança brincadeira é coisa séria, e os adultos deveriam ver dessa forma também. Já ouvi de algumas pessoas (falando comigo ou com outros) que a criança vai pra escola só para brincar e desenhar, não faz mais nada (referindo-se à pré-escola). E eu penso cá comigo, o que uma criança de 3 a 6 anos faria na escola além disso? Resolveria teoremas e dissertaria sobre alimentos transgênicos, ou então debateriam sobre a política atual e seus efeitos na procriação das moscas no Camboja? Brincar é algo instintivo, qualquer criança do mundo tem essa inclinação natural e é dessa forma que mostram como vêem o mundo, seus problemas, seu desenvolvimento, aprendem as regras sociais, o ganhar e o perder, a partilhar, e é uma forma de se comunicar também. Quando uma criança acorda e não pensa logo em brincar algo ali não está bem (com ela os com os pais). Aqui em casa a primeira coisa que faço é medir a temperatura para me certificar se não estão com febre. De qualquer forma, brincar é o normal, e eles fazem isso o tempo todo, nós, adultos, é que esquecemos como é que é bom.
Para uma boa brincadeira precisamos de:
- Boa disposição;
- Imaginação;
- Roupas práticas e confortáveis;
- Tempo livre;
- Espaço seguro para a idade da criança;
- Alguns brinquedos ou materiais para improvisação como: paus, roupas velhas, papéis, bolas de meia...
Para brincar NÃO precisamos necessariamente de:
- Brinquedos caros ou de última geração;
- Roupas e sapatos da moda;
- Agenda lotada de compromissos "divertidos";
- Orientação de especialistas em brincadeiras;
- Espaços específicos e decorados por experts em interesses infantis;
Gostaria de receber sugestões de brincadeiras de você que leu esse post!
O Bom é ter Tempo pra brincar... pais usam todas as desculpas e não programam isto... ainda bem que a fase da brincadeira, ao menos na escola se cumpre... rsrs
ResponderEliminarAmava "Queimada", mesmo com bola de meia... ;-)
Oi Renata!! que bom que aderiste tb a campanha por uma internet mais ética!!!Nossos blogs são mt importantes p gente e por isso levamos a serio!!
ResponderEliminar:-)
Otima a sua abordagem do assunto no post passado!!E sobre brincar, vc está mais do que certa...infelizmente conheço exemplos bem proximos a minha família que a criança teve seu desenvolvimento afetado por..falta de brincadeiras!!!É triste mas é verdade...
Brincar com o filho alem de ser bom pra ele é bom p nos..relaxa e fortalece vinculos!!E não importa a quantidade e sim a qualidade!!!:-)
Beijos e otima semana!!!
brincadeiras espontâneas, com materiais que sejam "open-ended" (possam ser muita coisa, o que a criança quiser) são as mais genuínas :-)
ResponderEliminargostei do post, Renata *