terça-feira, 4 de outubro de 2011

Brincar é importante!

Sofia com cerca de 18 meses
Para a criança brincadeira é coisa séria, e os adultos deveriam ver dessa forma também. Já ouvi de algumas pessoas (falando comigo ou com outros) que a criança vai pra escola só para brincar e desenhar, não faz mais nada (referindo-se à pré-escola). E eu penso cá comigo, o que uma criança de 3 a 6 anos faria na escola além disso? Resolveria teoremas e dissertaria sobre alimentos transgênicos, ou então debateriam sobre a política atual e seus efeitos na procriação das moscas no Camboja? Brincar é algo instintivo, qualquer criança do mundo tem essa inclinação natural e é dessa forma que mostram como vêem o mundo, seus problemas, seu desenvolvimento, aprendem as regras sociais, o ganhar e o perder, a partilhar, e é uma forma de se comunicar também. Quando uma criança acorda e não pensa logo em brincar algo ali não está bem (com ela os com os pais). Aqui em casa a primeira coisa que faço é medir a temperatura para me certificar se não estão com febre. De qualquer forma, brincar é o normal, e eles fazem isso o tempo todo, nós, adultos, é que esquecemos como é que é bom.

Para uma boa brincadeira precisamos de:
  • Boa disposição;
  • Imaginação;
  • Roupas práticas e confortáveis;
  • Tempo livre;
  • Espaço seguro para a idade da criança;
  • Alguns brinquedos ou materiais para improvisação como: paus, roupas velhas, papéis, bolas de meia...


Para brincar NÃO precisamos necessariamente de:
  • Brinquedos caros ou de última geração;
  • Roupas e sapatos da moda;
  • Agenda lotada de compromissos "divertidos"; 
  • Orientação de especialistas em brincadeiras; 
  • Espaços específicos e decorados por experts em interesses infantis;


Gostaria de receber sugestões de brincadeiras de você que leu esse post!

3 comentários:

  1. O Bom é ter Tempo pra brincar... pais usam todas as desculpas e não programam isto... ainda bem que a fase da brincadeira, ao menos na escola se cumpre... rsrs
    Amava "Queimada", mesmo com bola de meia... ;-)

    ResponderEliminar
  2. Oi Renata!! que bom que aderiste tb a campanha por uma internet mais ética!!!Nossos blogs são mt importantes p gente e por isso levamos a serio!!
    :-)

    Otima a sua abordagem do assunto no post passado!!E sobre brincar, vc está mais do que certa...infelizmente conheço exemplos bem proximos a minha família que a criança teve seu desenvolvimento afetado por..falta de brincadeiras!!!É triste mas é verdade...
    Brincar com o filho alem de ser bom pra ele é bom p nos..relaxa e fortalece vinculos!!E não importa a quantidade e sim a qualidade!!!:-)
    Beijos e otima semana!!!

    ResponderEliminar
  3. brincadeiras espontâneas, com materiais que sejam "open-ended" (possam ser muita coisa, o que a criança quiser) são as mais genuínas :-)

    gostei do post, Renata *

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...