segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Dia internacional para a erradicação da pobreza 2011

Imagem via
Dia 17 de outubro é o dia dedicado à erradicação da pobreza. Sabemos que a pobreza não será extinta em um dia, e particularmente sei que enquanto houver vida nesse mundo haverá alguém sofrendo com a pobreza. Erramos ao pensar que o governo, seja ele qual for, é que tem essa responsabilidade, ou então os religiosos é que deviam tratar do assunto, talvez organizações não governamentais sejam o grupo ideal para resolver o problema. Tsc tsc, onde é que entramos nesse processo, simplesmente pagando os impostos como manda a lei? Os pobres sempre existiram e sempre hão de existir mas a miséria é que tem aumentado, a mesquinhês prolifera mais que a AIDS e é altamente contagiosa. 
Estamos condicionados a pensar e visualizar a pobreza como sendo uma criança esquelética morrendo literalmente de fome preferencialmente do outro lado do mundo ou em alguma "favela". Em Portugal todos os dias surgem os chamados novos pobres (antes sempre ouvia falar dos novos ricos), e esses novos pobres não são pobres o suficiente para cair nas graças dos instituições de solidariedade social que ainda resistem à crise econômica. Esses ainda precisam aprender a lidar com o próprio orgulho até perceberem que a dor que sentem no estômago não é uma enfermidade mas sim fome. Também acho que é mais proveitoso ensinar a pescar do que dar o peixe, mas e quando o mar não está pra peixe? O desemprego tem um aumento galopante e qualquer emprego é disputado a tapa. Pessoas qualificadas não encontram sustento em suas áreas e quando procuram outras área ou não têm experiência ou têm qualificações demais. Angustiante não é? 
Agora, sobre a miséria, ou pobreza de espírito. Pessoas miseráveis não são só as que estão em extrema pobreza, mas são as que mesmo tendo mais do que o suficiente para si mesmas e para um outro tanto de pessoas, não partilham, não dividem, não se importam, são avarentas, mesquinhas, a consciência já não as acusa, tornam-se indiferentes. Portugal precisa de soluções políticas mas precisa também de motivação, inspiração, de solidariedade. Não é ficar aliviado porque o desemprego veio para o vizinho e os cortes salariais para os funcionários públicos e não para si. Daqui a um tempo, pouco tempo, de alguma forma, todos seremos atingidos se não reagirmos prontamente. Ajudar na erradicação da pobreza pode ser simplesmente levantar o moral de alguém, estimular, mas pode ser também dar algum bem material ou alimentos se for essa a necessidade imediata de alguém. 

2 comentários:

  1. Agora entendi quão bem se aplica o Evangelho do dia ;)

    ResponderEliminar
  2. Oi Renata,
    adorei a postagem e acho que vc falou tudo! Muito bacana!
    Obrigada pela sua visita lá no meu Blog e desculpe a demora em responder... Nossa, como eu sofri com o Merthiolate! Hahahahahaha....
    Uma ótima semana para vc!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...