sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Massinha de modelar caseira

Inspirada pelo blog Maçaroca da Dê resolvi fazer a massinha de modelar/plasticina caseira.

Receita:

  • 4 XÍCARAS FARINHA DE TRIGO (SEM FERMENTO)
  • 1 XÍCARA DE SAL REFINADO
  • 1 E 1/2 XÍCARA DE ÁGUA(300ml)
  • 1 COLHER (SOPA) DE VINAGRE
  • 1 COLHER DE SOPA GENEROSA DE ÓLEO (pode ser qualquer óleo, eu usei um infantil por causa do cheirinho)
  • CORANTE ALIMENTAR QB
  • 1 OU MAIS AJUDANTES ENTUSIASMADOS
Há várias formas de fazer e vou por a que achei mais interessante em termos de cores.

Misture a farinha e o sal a seco e ponha o vinagre na água. Vai acrescentando o líquido aos poucos enquanto vai misturando (no início é pegajoso mas depois vai se soltando, como se fosse massa de pão) e continue a sovar e a acrescentar a água. A quantidade de água vai depender da humidade do ar. Quando estiver na consistência desejada separe em bolinhas na quantidade que achar melhor (eu dividi em oito). Faça uma cova com o dedo para pingar o corante, a quantidade vai depende da cor que se deseja obter. Com cuidado vai amassando a bola. Para ajudar na elasticidade e para misturar bem a cor eu usei um rolo, nesse caso tem que ir salpicando farinha para a massa não agarrar no rolo. Depois de alcançar a cor sólida pode acrescentar o óleo, eu pinguei algumas gotas na massa estendida e depois fui sovando mais um pouco, mas se quiser pode misturar o óleo na massa inteira antes de separar para por o corante. Ou seja, é um processo instintivo, vai trabalhando a massa e observando sua consistência, as crianças sabem bem qual deve ser (consulte os entendidos no assunto). Se ficar muito dura use mais água, se ficar molinha, use mais farinha. Para guardar use potinhos com tampa ou enrole em plástico/filme pvc. O importante é não deixar em contato direto com o ar. 
Há pessoas que podem preferir tingir a água, mas para mim resultou melhor tingir depois. Tem também a opção de fazer o corante em casa com açafrão, beterraba, couve ou espinafres, café, chá...
Tempo de execução: 1 hora com ajudantes + 30 minutos sem ajudantes. Sim porque depois que a massinha ficou pronta não sobrou nenhum para ajudar a limpar a bagunça.

Infelizmente não consegui tirar fotos de todo o processo visto que as mãos estavam muito enfarinhadas, principalmente no início quando a massa ainda está "grudante". Mas aí vão algumas para terem uma ideia.





Clique em "ler mais" logo abaixo para mais fotos!






















TENTEM FAZER EM CASA!!!






2 comentários:

  1. LEGAL, NÉ? SE EU SOUBESSE DISSO ANTES, JÁ TERIA POUPADO MUITO!! RSRSRS!! MAS TÔ COMEÇANDO A ACHAR QUE ELA FICA GRUDENTA MAIS RÁPIDO SE A GENTE DEIXAR TAMPADA... ESSA MASSA TEM QUE RESPIRAR. DIVIRTA-SE!! BJKS

    ResponderEliminar
  2. Meus filhos adoram massinha, até brigam por causa delas. Já anotei a receita.
    Bjs♥

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...