domingo, 23 de outubro de 2011

Meditação de Domingo - Ensino Bíblico infantil


Bem comportados (ham ham) na Escola Bíblica Dominical.
Ensinar a Bíblia para as crianças tem muito o que se lhe diga. Em primeiro lugar temos que escolher que material vamos usar, apropriado à sua faixa etária. Hoje em dia há livros e revistas e kits multimídia que ensinam as passagens bíblicas até para as crianças do berçário. Esse material (livro, DVD, revista...) precisa ser analisado com antecedência, ser devidamente estudado pela pessoa que vai transmitir o ensino para a criança, a fim de que se verifique se o conteúdo é adequado à idade e também se está em conformidade com a Bíblia. Alguns autores, no intuito de adaptar as lições bíblicas para as crianças acabam distorcendo a história ou então ocultando fatos importantes e expondo outros de maneira imprópria. 
Quem vai ensinar precisa ter um mínimo de conhecimento daquilo que vai ensinar, parece óbvio, mas não tem sido sempre dessa forma, garanto. É importante que essa pessoa acredite (e viva) aquilo que ensina, seja pai, mãe, madrinha ou professora. A Bíblia não é um livro de fábulas ou contos da carochinha (embora possa ser ensinada de maneira alegre e criativa). É um livro com princípio, meio e fim, e está todo interligado.  O Antigo Testamento é o que causa mais confusão. Entendam que o evento que foi o divisor de águas foi o nascimento de Jesus. Depois de Cristo começou a ser escrito o Novo Testamento, ou seja, a Nova Aliança. Isso não invalida a Antiga Aliança, mas a completa. A Bíblia é a revelação de Deus de forma progressiva. O Antigo Testamento tinha a função de preparar os israelitas (povo escolhido) para a vinda do Messias (Cristo) que iria se sacrificar pelos pecados do mundo. É uma longa história desde a criação até a vinda do Messias, um post não serviria nem como introdução. No Novo Testamento a vida de Jesus e seus ensinamentos são compartilhados. O que une os dois Testamentos é Cristo (prometido no AT e vindo no NT). Ambos revelam que Deus que é justo, misericordioso e santo, condena o pecado, e tem um plano de salvação eterna através de Seu Filho. 
Esse é o cantinho da história.
Voltando ao assunto, ensinar crianças. A Bíblia não esconde as guerras, os maus governos, as mortes, as pragas, os sacrifícios, as doenças porque isso realmente existiu. Mas para ensinar uma verdade bíblica para os pequenos não precisamos narrar com riqueza de detalhes todas as batalhas e fatos que consideramos fortes ou pesados para eles. É como quando ensinamos a história da família para a criança, aos poucos vamos falando dos detalhes menos felizes, conforme eles vão ganhando maturidade para entenderem os assuntos, as preocupações dos adultos, a doença mortal do vovô, o desvio moral do tio, e coisas assim.
Aqui em casa os meus filhos costumam fazer muitas perguntas, principalmente quando alguma história narra uma batalha, ou morte, ou castigos. Nunca os deixo esquecer que Deus é amor, é justo e que se importa com todas as pessoas, mas o povo não lhe dava ouvidos, nem aos seus profetas, por isso muitas vezes foram punidos, mas nunca sem terem conhecimento do que lhes poderia acontecer. Essas passagens digamos, mais polêmicas, estão em geral no Antigo Testamento, e também a Lei escrita no AT para regular a conduta do povo era necessária naquele período da revelação de Deus, o que incluía leis cerimoniais com sacrifícios de animais para expiar pecados. Explico para meus filhos que o derramamento de sangue era feito porque sem isso não haveria perdão de pecados, ou seja, a pessoa seria considerada impura, suja. Por esse mesmo motivo Jesus (o cordeiro) derramou seu sangue (de uma vez por todas) de maneira eficaz e suficiente. Então eles entendem que já não precisamos oferecer sacrifícios de animais no culto. Também é importante dizer que nem todas as atitudes que estão registradas na Bíblia contam com a  aprovação por Deus, mas estão ali para nos ensinar alguma coisa. 
É importante lembrar que nem tudo o que diz ser bíblico, ou religioso, é apropriado para a faixa etária de seu filho ou aluno de Escola Bíblica. Mas procurem que há ótimos materiais para todas as idades, e não se esqueçam de se preparar porque a criançada de hoje não aceita qualquer resposta não, eles são espertos. Então estude, conheça o tema, e saiba do que está falando.
Falo isso porque inesperadamente me vi como professora da Escola Bíblica Dominical na classe de crianças (logo eu que sempre fugi de ensinar crianças). 

Ficou com alguma dúvida? Pode perguntar (que eu tento responder)!

1 comentário:

  1. Oi Renata, já escolhi a imagem que você vai levar pra festa de aniversário virtual, é essa http://imensavida.blogspot.com/search/label/Anivers%C3%A1rio
    É o seu bolo, divide comigo, vamos comer juntas lá na festa virtual? bjs

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...