domingo, 16 de outubro de 2011

Meditação de domingo


Um Achado Especial
Um garotinho abriu fascinado a grande e velha Bíblia da família, e olhava para as páginas envelhecidas enquanto as ia folheando. Subitamente, algo caiu da Bíblia, e ele o apanhou e observou atentamente. Era uma velha folha de árvore que estava há muito tempo apertada entre as páginas."Mamãe, olhe só o que eu encontrei," disse o menino. "O que você tem aí,querido" sua mãe falou. Com espanto em sua vozinha infantil, ele respondeu: "Eu acho que é a roupa de Adão!"  Texto daqui.

Imagem via



Com essa pequena história me lembrei da passagem bíblica que fala sobre a tentação de Adão, com isso me lembrei da tentação de uma maneira geral, daí veio o texto para meditação de hoje. Cada cérebro tem um jeito de funcionar (ou não), o meu funciona assim, por associação, uma coisa leva a outra e quando vejo estou perdida nas classificações. 
Outra tentação famosa que me veio à memória foi a de Jesus, no deserto (Mateus 4:1-11), texto mais pregado que parede de barraco. Mas o que me chama a atenção para esse belo e vitorioso texto é que muitos em posição de liderança de multidões caíram na tentação de mandar pedras virarem pães, saltaram do pináculo do templo e se prostraram ao inimigo pela fama internacional. Confuso não? Vamos deixar beeeeem claro que ser tentado não é pecado, cair na tentação já é outra coisa. Outra coisa também é saber que aquilo que é tentador para uns para outros passa despercebido, então precisamos nos conhecer e saber: o que é tentador para mim? Sim porque "Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido. Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte." (Tiago 1:14-15) Com essa informação em mãos estaremos mais bem preparados para (se for esse o caso) resistir. Eu por exemplo, estando bem alimentada como estou (e não em jejum por 40 dias como no caso do Mestre) transformar pedras em pães não faria nem cosquinha, ou seja, não seria tentador para mim. Tive um professor de teologia que costumava nos lembrar quem era a avó da morte, a Dona Cobiça (essa morte, transliterado do grego é a "thanatos" com a língua entre os dentes dando o som de s, seria sanatos, de onde veio a palavra sanatório, lugar onde as pessoas doentes ficavam separadas dos sãos). A morte espiritual (separação de Deus) vai sendo gerada, sendo filha do pecado, que por sua vez é filho da cobiça, eita família fértil!
Voltando à folha de Adão, que imagino que estaria constrangido sem sua vestimenta. Os recursos,  conhecimento e acesso à Bíblia que temos hoje não nos permite dar falsas desculpas para nossos erros. "E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém". Mateus 6:13
No mais eu sei que está fora de moda falar de pecado, tentação e esses bichos. Corro o risco de ser taxada de "beata", "crentona" e outros adjetivos pejorativos associados à religiosidade. É um assunto chaaaato, mas às vezes temos que lhe dar atenção, nossa cobiça precisa ligar as trompas!

1 comentário:

  1. E eu ainda não mergulhei no estudo do Mosteiro, embora não esteja tão enferrujada como antes dos 12 Semanas.
    Que legal ter uma amiga teóloga que teve um chamado mais forte ainda na mocidade.
    Tantos pontos de vista diferentes nos estudos, não é?
    Entendimento de acordo com o nosso ponto e de acordo com os dons que Deus despertou; trabalhando em mentes e alterando significantes e significados.
    Deus sempre emociona...
    Mas eu já me vi sem a folha de Adão, na imaginação de um pasaíso, mesmo sabendo que não teria a vergonha como coadjuvante... lavada do pecado... af! Mas na imaginação não deu certo... rsrs. Deus fez tudo perfeito, mas amo estar coberta. A humanidade ainda está selada em mim.
    rsrs

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...