sábado, 12 de novembro de 2011

Meditação de Domingo

"Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza". Salmos 139:14


"O meu pai e eu tínhamos combinado que nos encontraríamos no camarote antes do jantar. Sem nada lhe revelar, contei-lhe que tinha efetuado umas quantas observações importantes e tivemos uma discussão interessante sobre o ser humano durante a refeição.
Eu disse que achava curioso que nós seres humanos, que somos tão espertos para certas coisas, como, por exemplo, explorar o espaço e estudar a composição dos átomos, não soubéssemos mais sobre nós próprios. Nessa altura, o meu pai disse algo brilhante, que eu creio ainda poder recordar palavra por palavra:
- Se o nosso cérebro fosse tão fácil de compreender - disse ele - seríamos, de qualquer modo, tão tolos que não o conseguiríamos compreender.
Fiquei a meditar bastante tempo sobre aquela frase. Por fim, cheguei à conclusão de que aquilo respondia quase cabalmente à minha pergunta.
O meu pai continuou:
- Existem cérebros muito mais simples do que o nosso. Podemos compreender, até certo ponto, como funciona o cérebro da minhoca. Mas a própria minhoca não o consegue compreender, pois o cérebro dela é demasiado simples.
- Pode ser que haja um Deus que nos compreenda - disse eu por meu turno.
O meu pai sobressaltou-se. Creio que se sentiu orgulhoso por eu ter colocado uma questão tão ajuizada".



Trecho do livro do Norueguês Jostein Gaarder, O mistério do jogo das paciências (Kabalmysteriet) ou na tradução brasileira, O dia do curinga.
O livro foi escrito antes do famoso 'O mundo de Sofia',  podemos lá encontrar questões filosóficas colocadas de forma simples com uma história muito criativa. Uma viagem com muitas descobertas, mágica e mistérios. Estou na metade do livro e gostando.


3 comentários:

  1. Oi amiga querida
    Dica anotada!
    Bjks mil e um otimo feriado

    ResponderEliminar
  2. Adorei vir aqui e conhecer seu blog!
    Bj Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderEliminar
  3. Gostei demais. O Mundo de Sofia achei muito bacana. Adorei a foto do banner. Beijos e ótimo feriadão!

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...