Imagem via |
Uma rápida conversa com uma educadora de infância me fez refletir sobre o assunto. Perguntei a ela como seria o natal na escola e pelo que percebi haveria muitos trabalhos com esse tema, usando principalmente a figura do "Pai Natal" (Papai Noel no Brasil) nas decorações e canções visto que nem todos os pais seguiam uma religião. Eu argumentei que o natal era essencialmente algo associado ao nascimento de Jesus e não à religião, ao que ela prontamente me respondeu: mas aqui na escola não temos Jesus no natal. Essa conversa aconteceu no ano passado, mas penso que nesse ano será a mesma coisa. Pelo menos a professora foi atenciosa e sincera.
E no seu natal, vai ter Jesus?
Passeando pelos supermercados e folheando as publicidades que recebo na caixa de correios vi que nos lindos enfeites a temática principal é o tal senhor gorducho de barba branca e roupa vermelha. Não tenho nada contra esse senhor, nem contra enfeites, muito menos contra festas, mas acho que temos deixado de lado a origem do natal e seu significado. Experimenta digitar "natal" na pesquisa de imagens do google para ver a quantidade de símbolos natalinos como bonecos de neve, renas e afins. Natal não pode ser somente uma grande festa familiar com luzes, banquete e presentes, muito menos pode ser um ritual religioso conforme acontece em muitas igrejas com seus presépios e peças teatrais criativamente elaboradas.
Celebrar o natal, além das tradições e culturas, deve incluir principalmente a gratidão pelo ato de amor que foi o nascimento tão particular e único de Jesus, e refletir em seu significado para a sua vida e para a humanidade. O natal deve ser lindo de dentro para fora. Com o interior bem preparado e a casa enfeitada será um natal inesquecível.
Um natal sem Jesus é apenas uma bela reunião familiar onde a troca de presentes alegra e diverte, e a comida caprichada reconforta o corpo, mas não é natal.
verdade renata eu cresci com os ensinamentos de um natal familiar e espero pode passa isso para o renan pois nos tempos de hj o real significado do natal está sendo esquecido beijos
ResponderEliminarOla Renata, esta é uma situação que presenciei muito por aqui, devido o país ser xintoísta ou budista na sua maioria, que os estrangeiros acabam por esquecer esse espírito natalino.Lindo texto.Super bjs
ResponderEliminarEu confesso que o natal sempre foi a minha festa favorita, mas nos últimos anos estou super farta, não me apetece festejar nada, nem festa de família, nem prendas, nem nada!
ResponderEliminarConcordo, aqui em casa sempre pergunto a Filha o porque do natal para ver se vai lembrar o verdadeiro sentido, ela Responde comemoramos o nascimento de Jesus, mamãe, quero ler um trecho da bíblia para ela, acho que temos que brincar mas sem deixar o verdadeiro sentido esquecido, grande abraço.
ResponderEliminarRe, adorei seu texto, e vou contar o pq:
ResponderEliminarNós somos cristãos sem religião. Acreditamos em Cristo, mas não participamos de nenhuma religião. Não costumo falar sobre isso pq causa uma certa polêmica e eu detesto esse tipo de discussão. Aqui em casa sempre tem Jesus no natal, e na páscoa, e no dia a dia também. Mesmo com a casa toda enfeitada as meninas sabem quem é o Senhor e qual o significado do natal.
Acho uma pena esse esvaziamento de significado.
Bjs
Ia
Natal virou apenas uma data comercial,onde o MAIS importante é dar e receber presentes.
ResponderEliminarMuitos nem se lembram quem é o verdadeiro homenageado no dia 25 de dezembro.
Bjus Cris
Eu tenho apenas um Presépio, que monto no Natal... Queria muitooo uma Árvore. Associo a Árvore àquela Fábula das 3 Árvores, onde uma se transformou na manjedoura de Cristo, outra num barco e outra na Cruz :-( onde Jesus pagou por nossos pecados.
ResponderEliminarhttp://sonoraemprosa.blogspot.com/2010/10/fabula-das-tres-arvores.html
Quero um dia ter uma toda linda... e há anos vi um Artesanato que é fácil e vou procurar o tal círculo de acrílico um dia destes... agora ou mais tarde
http://maisvoce.globo.com/MaisVoce/0,,MUL1393093-10339,00.html
Quem não nasceu com presentes e festins natalinos ganhou o presente de admirar a união da família e eu fui uma destas. Sinto falta deste presente maior. Vô e Vó... clima familiar bom... Mas hoje podemos ter presentes, mas que não é nada comparável.
Jesus é como diz o autor Augusto Cury... o Mestre dos Mestres e brilha no Natal, na Páscoa... mas deveria brilhar o ano todo.
Como um Mestre, o único que já nasceu e era Humano e Divino. O Verbo que se fez Carne.
Louvores sejam rendidos nesta noite aos que enxergam e desculpas sejam ofertadas pelos que não querem abrir os olhos.
Inté!;-)
Excelente post!
ResponderEliminarBeijo e boa semana,
Roberta, mãe dos gêmeos Rute e Miguel
Vim até seu blog através do Recanto das Mamães Blogueiras. Parabéns pelo post, Jesus é a estrela principal do Natal e de todos os dias do ano também! Aqui em casa não entra Papai Noel, ele "sobra" mesmo... :)
ResponderEliminar